28 já tem o bilhete, faltam 20. O alargado Mundial de futebol de 2026 caminha a passos largos para conhecer os seus finalistas, numa altura em que falta duas jornadas para terminar a fase de grupos do apuramento europeu.
Em África, terminou esta terça-feira a fase de grupos, pelo que já se sabe quais as nove seleções já apuradas, faltando saber o continente aumenta o seu contingente para 10 seleções, via play-off. Entre os nove apurados de África, destaque para Cabo Verde, que se apurou pela primeira vez.
Na Ásia o apuramento vai bem adiantado. Nesta ronda, Qatar e Arábia Saudita garantiram um lugar entre as 48 seleções que disputarão a prova no próximo verão, nos EUA, Canadá e México.
Portugal viu o apuramento fugir, para já, nos descontos, no dia em que a Inglaterra se tornou na primeira seleção europeia apurada para a prova.
As três vagas da CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas) ainda estão por preencher, assim como 15 das 16 vagas europeias, cujos primeiros apurados deverão ser conhecidos na próxima paragem FIFA, em novembro. Portugal poderá ser um deles, se vencer a Irlanda, em Dublin.
As vagas diretas da CONMEBOL já foram entregues.
O Mundial 2026 será realizado no México, EUA e Canadá, de 11 de junho a 19 de julho do próximo ano. O sorteio da fase de grupos está agendado para o dia 06 de dezembro.