Apostas Online

Discussão Off-Topic & Chat Geral => Discussão sobre o Desporto em Geral => Tópico começado por: Admin em Setembro 18, 2025, 06:25:03

Título: Antevisão: Sporting não quer "apadrinhar" estreia do Kairat na "fase a doer" da Champions
Mensagem de: Admin em Setembro 18, 2025, 06:25:03

O Sporting recebe, esta quinta-feira, o Kairat Almaty, em partida a contar para a jornada inaugural da fase de liga da Liga dos Campeões. Este embate já se encontra marcado por um facto histórico.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

Trata-se já da mais longa viagem da história das competições da UEFA. A equipa do Cazaquistão teve de percorrer quase 7 mil quilómetros de distância para defrontar o Sporting, na capital portuguesa, em Lisboa.

Apesar de ser considerado o adversário mais acessível da competição, os leões não poderão facilitar, isto depois do triunfo surpreendente do também "modesto" Qarabag, equipa do Azerbaijão, no estreia na fase principal no estádio da Luz frente ao Benfica (2-3).

De acordo com as previsões do supercomputador da OPTA, tanto o Qarabag como o Kairat ocupam os últimos lugares no que diz às hipóteses destas duas equipas conquistarem a Liga dos Campeões. Contudo, a equipa do Azerbaijão demonstrou que quer contrariar as estatísticas, intenção que também terá o Kairat, que se estreia nestas "andanças" da fase principal da Champions.

Momento das equipas

O Sporting quererá iniciar a participação na Champions com o pé direito, ainda por cima a jogar em casa, e perante os seus adeptos.

Os últimos jogos dos leões na liga milionária não correram de feição e o Sporting já não sabe o que é vencer há seis jogos, apesar de ter caído no playoff de acesso aos oitavos frente ao Dortmund em 24/25. Rui Borges ainda não sabe o que é vencer pela competição dos "milhões", isto porque o último triunfo do Sporting foi obtido ainda com Ruben Amorim no comando técnico, depois da memorável vitória frente ao Manchester City (3-1).

A nível interno, o Sporting reagiu da melhor forma à derrota no clássico em Alvalade frente ao FC Porto (1-2). Os leões contaram com uma deslocação difícil frente a Famalicão, tendo vencido por 2-1. O Sporting entrou da pior forma na época oficial, depois da derrota na Supertaça frente ao Benfica (1-0), mas encontra-se no segundo lugar do campeonato, ao cabo de cinco jornadas e a três pontos do líder FC Porto: registo de quatro vitórias e uma derrota.

Para o embate frente aos cazaques, a equipa leonina tem algumas baixas confirmadas e porventura um ou outro regresso. Para além das mais prolongadas, casos de Nuno Santos e Daniel Bragança, o guardião Rui Silva ainda não deverá regressar à baliza, após a lesão sofrida no treino da última quinta-feira antes do embate em Famalicão. Geny Catamo trabalha para o regresso para ainda não deve ser dado como apto pelo departamento médico. Quanto a Morita está apto para o encontro. Quanto a Pedro Gonçalves, o treinador do Sporting confirma que fez gestão física no treino de quarta-feira, mas está convocado, não estando ainda certa a sua utilização.

"O Pote está em dúvida, fez gestão física, está convocado, vamos esperar. O Morita está apto para o jogo."

Já o Kairat, campeão do Cazaquistão, saltou para a liderança do campeonato no último fim de semana após o triunfo sobre o Aqtobe por 1-0. Para chegar à fase de Liga, a equipa cazaque teve que superar três eliminatórias, eliminando no playoff o favorito Celtic de Glasgow.

Histórico de confrontos

Não é a primeira vez que o Sporting defronta uma equipa do Cazaquistão. Em 17/18, nos 16 avos de final da Liga Europa, o Sporting mediu forças com o Astana tendo ultrapassado essa eliminatória. Na primeira eliminatória, os verdes e brancos venceram por 3-1 fora de portas, tendo depois empatado em Alvalade a três bolas. O Kairat nunca defrontou equipas portugueses nas competições europeias e terá certamente em mente arrancar um bom resultado em Alvalade.

O que dizem os treinadores

Rui Borges, treinador do Sporting: "Quem está cá, está por mérito, ultrapassou boas equipas. Os jogadores estão cientes disso, respeitamos toda a gente, assim como nas competições internas. Nunca olhamos para os adversários de forma depreciativa, sempre com humildade e respeito. Queremos vencer dentro da nossa estratégia."

Rafael Urazbakhtin, treinador do Kairat Almaty: "Estamos na fase da liga de Champions. Estamos a aproveitar o momento, a situação e, por isso, tentamos dar o máximo. Vamos aproveitar e tentar honrar o nosso clube e honrar o Cazaquistão nesta fase. E tentaremos mostrar um jogo honesto e dar uma resposta boa contra cada adversário".

Sporting e Kairat medem forças, esta quinta-feira, a partir das 20h00 no estádio José Alvalade.